sexta-feira, 26 de março de 2010

[parte 06] O mundo de Sofia - A teoria atômica

Sofia se preocupou em antecipar a sua mãe no outro dia, não queria passar por aquele constrangimento do "namorado" novamente. Quando foi até sua caixa de correios viu mais um envelope branco. Ela percebeu certa regularidade nesses envelopes e deduziu que, com um pouco de paciência ela conseguiria ver seu professor (ou professora) misterioso(a) nesse próximo final de semana que estava chegando.

Quando abriu o envelope encontrou a seguinte pergunta: Por que o Lego é o brinquedo mais genial do mundo? Honestamente não era isso que ela pensava, mas como se tratava de um curso para pensar, começou então a matutar o porque da pergunta. Pegou a caixa de Lego que tinha e começou a mexer nas peças, de vários formatos e cores.

Sua mãe chega nesse momento e a elogia por estar se divertindo, mas ela insinua que está estudando filosofia e o ar das conversas estranhas anteriores assombra novamente sua mãe.

Após algumas divagações, Sofia deduziu que a unica coisa que realmente fazia o Lego ser um brinquedo interessante era a possibilidade de você sempre fazer coisas diferente, bastando pra isso usar sua imaginação e encaixar as peças de maneira diferente da anterior.

No outro dia, após a escola, Sofia encontra novamente um envelope amarelo e corre pra seu quarto para ler as tão esperadas folhas datilografadas.

A teoria atômica
O último grande filósofo da natureza chamava-se Demócrito (460-370 a.C.),natural da cidade de Abdera, na costa do mar Egeu.
Demócrito resumiu tudo que os seus amigos filósofos falavam é uma unica, porém interessante, teoria: Tudo é feito de pedrinhas minúsculas, invisíveis e cada uma delas é eterna, indivisível e imutável. A essa pedrinhas ele deu o nome de átomo.
Baseado nisso ele dizia que realmente as coisas fluem e se transformam (como falava Heráclito), mas não há força alguma para isso ocorrer. Há átomos e vácuo somente (ele foi o primeiro materialista que se tem notícia).
Os átomos se encaixariam por "ganchos e encaixes" diferente porque tinham formatos e tipos diferentes. Incluiria nisso também a alma que acreditava ser um átomo bem diferente, mas não deixaria de ser um átomo.
Sabemos que ele quase acertou sobre os átomos mas hoje sabemos que o átomo pode ser divido, contudo nossos próprios cientistas acreditam que há um limite físico em que não haverá mais a possibilidade de divisão. O que mais nos ajuda a entender isso são as peças de Lego dado que são basicamente o que Demócrito pensou se tornando material, por isso a pergunta anterior sobre o Lego.
E como seria então sentir, ver, cheirar? Tudo, absolutamente tudo, seriam átomos. Por exemplo, segundo Demócrito, quando vemos a lua seus átomos saem dela, chegam até nossos olhos e então nosso corpo, formado por outros átomos, se encaixam nos átomos da lua e fazem todo o processo acontecer para que possamos ver a lua.
Resumindo, Demócrito engenhosamente reduziu tudo ao átomo, ou seja, consolidou tudo que seus amigos filósofos pensavam em algo simples, porém esplêndido, para explicar toda a natureza.

Sofia reflete sobre Demócrito e no quão sério ele levou esse assunto. Deixou de lado toda a parte sentimental e espiritual mas sua engenhosa idéia lhe dava margem pra isso. Será que poderia mesmo ser assim? Até nossa alma ser feita de átomos? Seu curso estava apenas começando...