segunda-feira, 22 de março de 2010

[parte 03] O mundo de Sofia - O que é filosofia?

Sofia está inquieta. Na aula, ela não consegue prestar a atenção no professor. Começa a achar que o que ele fala é superficial demais perto de questões mais importantes como quem somos nós e de onde viemos. Decide que não comentará nada sobre as cartas misteriosas com ninguém até entender melhor o que está acontecendo.

No final da aula, Jorunn (sua melhor amiga) a convida para fazer algo juntas, mas ela recusa sem dar explicação. Sofia sente que Jorunn fica triste e ela também fica chateada por não saber como lidar com isso.

Ao chegar em casa, Sofia corre para a caixa de correio ansiosa e encontra mais um envelope para ela. Intrigada mais do que nunca, ela tira as folhas de dentro e vê em destaque o seguinte título na primeira folha “Curso de Filosofia – Manuseie com cuidado” então começa a ler tudo sem demora.

O que é filosofia?

Se você satisfazer todas as necessidades do ser humano, verá que surgirá necessidade que não se podem ser satisfeitas, são perguntas que sempre nos acompanham, independente da raça ou sexo: Quem somos? De onde viemos? Existe um Deus? Há vida após a morte? E muitas outras.

Com o passar do tempo as pessoas se aquietam para tais perguntas aderindo a linhas de pensamentos que respondem por elas a grande maioria delas. Com isso, deixam de admirar e contemplar todas as coisas que nos rodeiam e passam a dar importância para outros pontos que parecem ser mais necessários.

Mas será que outros pontos realmente são mais necessários? O que poderia ser mais importante do que essas perguntas mais básicas, ou melhor, essas perguntas filosóficas? A filosofia foca em tentar buscar respostas para essas perguntas, exercitar conceitos e pensamentos para que possamos chegar a respostas claras e objetivas ou ao menos criar uma corrente de pensamento que possa evoluir, por isso é a mãe das ciências.

Alguns desses assuntos já foram esclarecidos pelas ciências, como por exemplo as duvidas e lendas sobre nossa Lua. Outros assuntos ainda têm um caminho enorme pela frente até serem respondidos (se é que será respondido algum dia), mas o fato principal é que um verdadeiro filósofo sempre consegue ter a capacidade de admirar as coisas e questioná-las sob a ótica filosófica. Constituem assim a exceção da massa
humana que habita nosso planeta. Aquela massa que já se acomodou com seus ritos, religiões, meios de vida e que, muitas vezes, criticam ou crucificam aqueles que estão em busca de respostas verdadeiramente importantes.

Novamente não consegue ver ninguém que possa ter trazido esses envelopes.

Sua mãe chega e ela não sabe como lidar com todas essas informações. Está confusa e pensativa. Chega a falar algo com sua mãe, mas percebe que sua mãe não consegue acompanhar o assunto. Sua mãe reage preocupada com a possibilidade de Sofia estar sobre efeito de drogas, mas Sofia deixa claro que isso é absurdo e a conversa sobre esse assunto se encerra.