sábado, 6 de março de 2010

[parte 03] Quem é você quando ninguém está olhando? - A DISCIPLINA

Nessa parte eu acredito que o autor comete alguns exageros. Ele atribui o sucesso de uma vida à disciplina. Particularmente acredito que a disciplina realmente tem um grande fator no sucesso de nossa vida, mas não acredito que só ela é a responsável por isso. O autor não afirma que seja assim, mas dá bastante a entender.

Partindo para a disciplina em si, o autor lança uma frase que achei bem interessante para ilustrar o que é ser disciplinado: “retardar a auto-satisfação”.

Realmente acredito que o maior motivo de não termos disciplina é porque queremos logo satisfazer algo. O famoso “vou fazer academia” contradiz diretamente “vou descansar porque já trabalhei demais e mereço um descanso”. Pro outro lado, se retardarmos a auto-satisfação de descansar naquele momento para fazermos os exercícios da academia, colheremos bons frutos no futuro como saúde, boa forma, disposição e etc.

Primeiro o lado ruim.

O autor fala do lado ruim de ser disciplinado, ou seja, alguns contratempos. Um deles é que ser disciplinado exige coragem. Você terá que enfrentar alguns sofrimentos possíveis de serem adiados para ter retornos/mais prazer no que deseja.

Outro contratempo é que disciplina não dá resultados imediatos, ou seja, você tem que acreditar que isso dará realmente mais prazer, seja qual for esse prazer, porque você terá que esperar para sentir isso. Não há modo de saber se você é disciplinado de imediato, é preciso tempo para testar se realmente está sendo disciplinado.

O adiamento da auto-satisfação no relacionamento familiar.

Um ponto interessante que o autor coloca é o quão disciplinado somos em nossos relacionamentos. Traduzindo, o quando você adia sua auto-satisfação em prol de seu parceiro, filho e etc. Veja que o autor diz ADIA e não ABANDONA. Isso acredito ser muito importante.

Sem sacrifícios não há ganhos.

Achei meio óbvio essa frase e esse tópico. Todos sabemos disso, ou seja, sempre haverá sacrifícios para quem quer ser disciplinado, senão já seríamos por natureza. A questão principal seria: os ganhos que terei valem o sacrifício? Acho que antes de partir para a decisão de ser disciplinado em algo, essa pergunta deveria ser feita.

Tomar a decisão antecipadamente.

Uma dica que o autor passa é de nos planejarmos e tomarmos algumas decisões antecipadamente para que, no momento da decisão, tenhamos mais força para continuarmos com nossas metas.

A decisão aqui apresentada não é de sermos disciplinados ou não. Isso obviamente já fizemos quando iniciamos esse caminho. O autor sugere que você analise o que pode te atrapalhar para cumprir a disciplina e tome ações para que isso seja tirado do caminho ou ao menos amenizado.

O controle das finanças.

A relação “custo x benefício” na disciplina, ou seja, retardar algo agora para ter mais/melhor depois é bem visível na área das finanças. Ele agrega essa necessidade ao tomar algumas decisões antecipadamente para que fique mais fácil a tarefa da disciplina financeira.

Os relacionamentos pessoais.

O autor volta a falar dos relacionamentos pessoais, mas agora sobre a ótica das decisões antecipadas. Uma dica comentada por ele é a de criar entre o casal um dia na semana chamado “dia do encontro”. Nesse dia, em um horário a ser combinado, o casal se retirará por algum tempo para ficar a sós. Esse dia deve ser um dia que o casal tira pra namorar novamente, repensar sua metas, analisar se há algo que precisa mudar... Enfim, um momento somente deles. Se o casal tiver filhos ou outros fatores que podem impedir, que seja planejado com antecedência como contorná-los, mas que mantenham o compromisso.

O que ganho com isso?

Aqui o autor fecha o capítulo falando de tudo que se colhe com a disciplina após algum tempo de persistência. Usando o exemplo do começo deste post, seria a saúde, vitalidade, disposição, vigor e afins que você colherá ao fazer os exercícios de academia regularmente.

Eu acredito que há mais algumas coisas a se considerar sobre disciplina. Ainda usando o exemplo da academia, embora tenha total consciência dos benefícios, tenho que confessar que se não ver nada de imediato tendo seriamente a parar.

Pensando nisso, acredito que temos três ações associadas a levar em consideração. A primeira é que quase sempre temos algum detalhe à curto prazo (ou até de imediato) para que possamos nos sentir animados a continuar com a disciplina. Não digo sobre o contexto geral, mas de detalhes que podem nos ajudar a animar a respeito das metas gerais. Persistindo na academia, se pensar que quando terminar, terei a sensação de descanso bem mais intensa porque além de estar mais cansado (afinal você estava fazendo exercícios), você terá aquela sensação de dever cumprido, ô responsável, aquele que cumpre sua palavra.

Segundo ponto que acredito é que você precisa passar a SENTIR a necessidade de ser disciplinado, não apenas SABER que tem que ser. É complicado explicar isso mas, usando novamente a academia, é algo como se pra você o fato de fazer os exercícios fosse uma necessidade, como a de comer quando está com fome. Você não está indo lá pra ver alguém ou só achando que isso vai te ajudar de alguma forma um dia. Você está indo porque você precisa, tem necessidade... SENTE NECESSIDADE.

Um terceiro e ultimo ponto seria ser mais tolerante à suas falhas. O livro da ares que a disciplina é algo que, se um dia você parar, acabou. Terminou tudo e você falhou. Eu acho que mais difícil do que ser disciplinado é conseguir continuar com esse objetivo depois que você falhou. Claro que isso pode se virar contra você se não der o devido respeito as falhas, mas sei e acredito piamente que todos sabemos quando é falha esporádica e quando estamos perdendo o controle, basta que nós sejamos francos com nós mesmo e tenhamos a coragem de assumir isso de verdade.