sábado, 6 de março de 2010

[parte 02] Quem é você quando ninguém está olhando? - A CORAGEM

Devo confessar que o autor, por ser um pastor, tem aquela mania chata de ficar toda hora se referindo a sua devoção a Deus, sua igreja e bla bla bla. Chega até desmotivar algumas horas, mas estou resistindo a isso porque, tirando esse excesso, ele trás visões interessantes sobre o tema.

Todo mundo (e eu me incluo) quer ser visto como “o corajoso” e acha que isso é fazer algo publicamente pra esperar aquela sensação de “Arrebentei! Agora todo mundo sabe quem é Ô CORAJOSO aqui” ou até mais humilde falando “Agora ninguém pode falar que não tenho coragem”. Mas realmente corajoso é aquele que tem a coragem de fazer coisas nada bombásticas e nisso eu concordo plenamente com o autor.

A coragem no dia a dia

É aquela coragem que ninguém saber que você tem, mas você tem que decidir ter. Algo como fazer o certo ao invés de fazer pra ser aprovado pelos outros.

A coragem pra nos expor

O famoso “dar a cara a tapa”. Dizer não quando querem empurrar algo e sabemos que não vamos dar conta. Ser honesto quando erramos em algo dizendo que realmente erramos (e agüentar a conseqüência) ao invés de ficar inventando desculpas.

A coragem de seguir em frente

Depois que você levou um tombo daqueles (profissional, pessoal, no relacionamento, familiar), levanta e segue em frente.

Coragem no relacionamento

Aqui aplica-se o famoso ditado “o bicho pega feio”. Particularmente eu conheço 10% de pessoas que realmente conseguem ter essa coragem.

Quem você conhece que falar pra esposa/marido: “Desculpa, estou errado mesmo. Mas se me ajudar posso tentar mudar” ou “Não acho que esteja errada(o) mas precisamos sentar e falar sobre isso pra que possamos ver se conseguimos andar junto nessa questão, senão acho que vai ficar difícil”.

Ou entre amigos “olha, conheço você a muito tempo mas as vezes você me torra a paciência com essa atitude” ou “vamos para por um minuto com a conversa mole e vamos falar da discussão que tivemos”.

Em minha opinião, se tem uma coragem que acabaria com 80% de nossos problemas, seria essa.

Coragem Moral

O famoso “não ter rabo preso”, não sonega, não mente, enfim, realmente agora raro hoje.

Como cultivar a coragem

A primeira coisa que o autor coloca é meio obvia: encarar de frente o que temos medo. Aqui eu adicionaria algumas considerações.

Veja, é obvio que se fosse fácil, ou até possível, já tínhamos encarado de frente o medo certo? Então acredito que a primeira coisa a fazer é fazermos um DEMO. É, uma amostra, vermos como é. Se começarmos por coisas mais simples, algo que não vai requerer tanto da gente, começamos a experimentar o gosto da coragem, ou o que ela nos trás. Com isso, podemos sentir o que está por vir e nos animar para tentar com coisas maiores.

Outro ponto que o autor não cita mas acredito que seja válido é planejar-se. Quando você tem coragem pra se fazer algo, você deve ter em mente que isso lhe trará uma série de ações que deve estar ciente. Claro que nunca vamos conseguir prever todas, mas se você souber ao menos no que entrará quando acontecer, estará mais preparado pra conseguir continuar e, futuramente, desfrutar do que conquistou através deste ato.

O planejamento também ajuda a você analisar como deve ser sua coragem. Nem sempre a coragem é um SIM e NÃO. Nesses casos, sabem por onde seguir quando se tem a coragem de seguir é um grande passo pra você ficar mais tranqüilo do que está fazendo.

O autor trás um outro conselho: Nos cercar de bons exemplos. Realmente isso é algo que pode ajudar demais a termos coragem.