sábado, 20 de março de 2010

[parte 02] O mundo de Sofia - O jardim do Éden

Sofia Amundsen é uma menina curiosa, pensativa e gosta de divagar sobre as questões da vida. Tem um pai que trabalha e vive fora por contra do trabalho, portanto mora apenas com a mãe. Sua avó é falecida, mas deixou uma mensagem ates de morrer que ela sempre fica pensando “Só agora depois de estar nessa idade vejo como a vida é rica”. Mora em um bairro residencial, no final de uma rua onde ao fundo já inicia a floresta que cerca a cidade.

Estamos na primavera e Sofia voltava de sua escola e pensava principalmente de onde vem tanto verde e beleza que aparecem nessa época?

Nesse dia narrado, ela chega a sua casa, verifica a caixa do correio como de costume e se depara com um envelope com seu nome escrito. Dentro continha uma simples pergunta: “Quem é você?”

Ela divaga bastante sobre a pergunta (o autor toma o cuidado de tentar divagar como uma menina, não como um adulto) e entra em vários questionamentos como suas características físicas, o que é viver, como é interessante o cenário que estamos inseridos (nós dentro de um mundo grande e cheio de pequenas coisas que formam tudo) e outros pontos similares.

Ela então vai para uma espécie de esconderijo que tem no fundo de sua casa para pensar melhor. Decide passar mais uma vez pela caixa do correio para ver se há alguma novidade e pra seu espanto há outra carta com outra pergunta: “De onde vem o mundo?”

Ai coisa complica. Cá pra nós isso não são perguntas fáceis para uma adolescente responder. Ela divaga sobre várias coisas com essas duas perguntas, mas mostra um bom censo de situação ao considerar coisas que já sabemos como o fato de nós pertencermos ao um sistema solar e saber coisas básicas sobre o que é falado nas religiões. Mesmo assim a pergunta persiste. De onde vem nosso mundo? Onde e como se criou as coisas que vemos hoje?

Depois de um tempo, decide ir pela terceira vez ver se há mais coisas e vê que o carteiro passou e fez uma nova entrega, contudo há um cartão postal pra uma pessoa chamada Hilde no mesmo endereço que ela morava. Esse cartão continha uma mensagem do pai de Hide sobre o aniversário de 15 anos de Hilde.

Sofia fica perturbada, que é essa moça que diz morar no mesmo endereço, tem a mesma idade e faz aniversário no mesmo dia que Sofia?