domingo, 7 de março de 2010

Para manter a paixão acesa

Acabaram os casamentos arranjados, pelo menos no Brasil. Há alguma ocorrência disso, mas vamos e venhamos que isso está raro de se ver. Agora a gente casa por amor, porque gostamos um do outro, porque podemos escolher, porque... Bom, motivos não faltam pra gente bater no peito que evoluiu nos relacionamentos, mas porque 50% dos casamentos hoje fracassam? Porque é tão comum ver um divórcio hoje?

Há... É que antigamente isso era um tabu, principalmente para a mulher. Hoje somos mais livres” dizem alguns mas... Será que a gente também não perdeu algo nessa evolução e que fazia isso dar mais certo?

Foi nessa linha que o pesquisador Robert Epstein dirigiu pesquisas e conseguiu descobrir coisas realmente interessantes.

É fato que ninguém defende o casamento arranjado mas também é fato que quando isso ocorria, uma ligação muito forte nascia entre essas pessoas quando elas tinham algum mínimo em comum. Como eles fabricavam isso? O amor poderia ser então aprendido?

Um resumo sobre a matéria é que temos hoje o índice de 50% de divórcios, segundo o autor, porque erramos ao entrar em relacionamentos sem um mínimo de preparação psicológica para agüentá-lo somado a expectativas sobre relacionamento que não são reais.

Vai dizer que você, ou alguém que você conhece, nunca soltou a famosa frase "eu era (um pouco) cega pra essas coisas, não via isso antes"? Como diz a bíblia, que atire a primeira pedra se alguém com alguma experiência nunca passou por isso.

Para você conseguir construir um bom relacionamento ou salvar um que esteja mal das pernas o autor criou uma espécie de tecnologia prática para você ter pistas de como fazer para aprender a amar.

Pra isso ele estudou casamentos arranjados nos dias de hoje (Índia por exemplo) que resultaram em casais que aumentaram o amor entre eles com o passar do tempo. A partir desse ponto de partida o autor conseguiu mapear o que fazia isso acontecer até conseguir provar sua teoria cientificamente.

Segundo ele, para que surja ou aumente o amor entre um casal eles tem que, antes de tudo, comprometer-se com a relação, ou seja, decidir levar a coisa a sério de verdade e não ficar empurrando pra outros ou outras coisas a culpa.

Depois precisa haver a capacidade de expor-se e conseguir ceder em algumas coisas para se adequar ao parceiro. Os estudos indicaram que compartilhar aventuras, segredos e brincadeiras são também fundamentais para construir a intimidades e atingir o objetivo.

Honestamente acredito que todos têm uma vaga noção que seria bem por esse caminho mesmo, então a pergunta principal é, você acha que vale a pena?

Se acha que sim e quiser saber as técnicas que ajudam e fazem a coisa acontecer, postarei isso em 2 outros posts.

Mais informações: http://www2.uol.com.br/vivermente/reportagens/o_segredo_do_casal_feliz_compartilhar_alegrias.html