sexta-feira, 9 de agosto de 2013

[23] O Tao de Warren Buffett

"Regra 23:  Tudo o que não possa prosseguir pra sempre terá um fim."
Warren Buffett


Um preço de ação que está subindo rapidamente deixará de subri quando a realidade econômica da empresa enfim prevalecer. Pode parecer que ele subirá pra sempre, mas se a empresa deixar de cumprir as expectativas que fazem o preço subir, as ações da empresa alcançarão o pico e, depois, afundarão como um tijolo.

A maioria das empresas que agora vai bem estará mal em algum ponto do futuro. As coisas mudam - é uma questão de tempo. Chicotes para cocheiros já foram um grande negócio nos Estados Unidos, videocassetes já foram a sensação, vender e consertar máquinas de escrever foi uma parte necessária e intrincada da equação comercial. Agora fazer parte do passado, sem nenhum potencial econômico. As coisas acabam, motivo pelo qual você deve ficar de olho não apenas na bola, mas também na estrada à frente.

Várias vezes Warren investiu em empresas que chegaram ao fim ou sofreram um declínio radical sob seu comando. As mais notáveis foram a Blue Chip Stamps, que praticamente desapareceu, e a World Book Encyclopedia, que esta agora desaparecendo, ambas afetadas por um ambiente de negócio cambiante no qual se viram impotentes para ganhar dinheiro. Mesmo um gênio pode interpretar errado a estrada à frente.

Fonte: “O Tao de Warren Buffett – Como aplicar a sabedoria e os princípios de investimentos do gênio das finanças em sua vida”, editora Sextante, 2007.