sábado, 24 de agosto de 2013

[24] O Tao de Warren Buffett

"Regra 24: Quando uma administração com reputação de brilhante enfrenta uma empresa com reputação de maus fundamentos econômicos, é a reputação da empresa que permanece intacta."
Warren Buffett


Existem grandes empresas - com fundamentos econômicos sólidos - que dispõem dos recursos financeiros para dar a volta por cima quando estão em apuros. E existem empresa medíocres - com maus fundamentos econômicos - que são impossíveis de serem salvas por mais brilhante que sejam os gerentes. Uma ótima empresa está numa boa posição para bancar a solução dos problemas ou sobreviver aos períodos de retração econômica. Empresas medíocres estão sempre correndo atrás de dinheiro e vivem cheias de dívidas, e se entram em apuros geralmente têm de roubar de fulano para pagar beltrano, o que gera ainda mais problemas. Mesmo que uma empresa medíocre seja brilhantemente gerida, seus fundamentos econômicos ruins a manterão para sempre ancorada em resultados ruins.

Fonte: “O Tao de Warren Buffett – Como aplicar a sabedoria e os princípios de investimentos do gênio das finanças em sua vida”, editora Sextante, 2007