quarta-feira, 21 de agosto de 2013

[32] O Tao de Warren Buffett

"Regra 32: É sempre possível aumentar as vendas apostando em produtos mais baratos e populares, mas depois é difícil retornar aos produtos mais caros e sofisticados."
Warren Buffett


Certos produtos estão gravados na sua mente - são os produtos de marca que lhe vêm a cabeça diante de uma necessidade específica. Conquistar a mente do consumidor envolve um conjunto de expectativas quanto àquele produto. E porque todos esses produtos atendem a essas expectativas, seus fabricantes podem cobrar um preço maior para satisfazer as necessidades dos consumidores. Os fabricantes gastam milhões para alçar seus produtos a essa posição privilegiada.

Entretanto, se um fabricante, em nome do aumento de lucros, diminui a qualidade de seus produtos, pode correr um risco enorme de perder a preferência dos consumidores. Já vimos isso acontecer - um produto de qualidade que adoramos, até que o fabricante barateia e deixamos de consumi-lo. Uma vez que isso aconteça, é difícil para o fabricante voltar atrás, porque a experiência ruim com o produto agora está gravada na mente do consumidor.

Fonte: “O Tao de Warren Buffett – Como aplicar a sabedoria e os princípios de investimentos do gênio das finanças em sua vida”, editora Sextante, 2007.