quarta-feira, 14 de agosto de 2013

[22] O Tao de Warren Buffett

"Regra 22: O dinheiro, até certo ponto, às vezes permite que você circule em ambientes mais interessantes. Mas ele não pode mudar o número de pessoas que o amam ou quão saudável você é."
Warren Buffett


A verdade é que somas excessivas de dinheiro podem transformar sua vida num inferno. Seus filhos não trabalharão porque acham que vão herdar uma fortuna, o que significa que nunca adquirirão a autoestima proporcionada pelo trabalho e que acabarão amargurados e torcendo o tempo todo para que você morra logo. Se você for podre de rico, poderá acabar cercado por um bando de puxa-sacos que encherão sua vida de mentiras para afagar suas ilusões de grandeza, até você parecer um todo para o resto do mundo.

Em vez de fazer coisas empolgantes com seu dinheiro e sua vida, você acabará por gastar todo o seu tempo protegendo sua riqueza dos empregados, advogados, contadores e os chamados administradores de investimento, que o ajudarão, um por um, a transferir seu dinheiro para eles.

Warren acredita que crianças que herdam fortunas tende a não fazer nada com suas vidas, e também não considera bom para a sociedade que exista uma classe superior baseada na herança de fortunas. Acha que um país prospera mais se a sociedade for meritocrática, com as pessoas ganhando o que conseguem ganhar. Por esse motivo, doou a fortuna de US$ 32 bilhões que fez com investimentos para obras de caridade, a fim de que ela volta a ajudar a própria sociedade que a gerou. Que esse pensamento nobre conquiste os corações de todos os que fazem fortunas no mundo.

Fonte: “O Tao de Warren Buffett – Como aplicar a sabedoria e os princípios de investimentos do gênio das finanças em sua vida”, editora Sextante, 2007.