segunda-feira, 5 de abril de 2010

[parte 10] O mundo de Sofia - A viagem

Na manhã seguinte, Sofia vai até seu esconderijo após sua mãe sair para ir visitar uma amiga. Quando chega lá vê o envelope amarelo de sempre, mas dessa vez com um volume incomum. Quando abre para conferi-lo, acha uma fica de vídeo-cassete.

Corre imediatamente para casa a fim de ver o que tem gravado na fita. "Como ele sabe que tenho vídeo-cassete? Será que vou ver finalmente que é o professor secreto?" Essas e várias outras perguntas passaram pela sua cabeça no instante que saiu para ver a fita.

Ao colocar a fita para tocar, imagens da Grécia são exibidas em um vôo panorâmico. Sofia sabe que se trata da Grécia por alguma coisa que ela já viu em jornais, televisão e na escola. Um homem de meia idade, com estatura baixa, barba escura bem aparada e uma boina azul aparece, se apresenta como Alberto Knox e olha pra câmera apresentando o lugar (realmente era a Grécia, mais precisamente Acrópole).

Fala sobre diversas curiosidades do local, mostra construções e ruínas já falado nas páginas datilografadas. Revive um pouco do que já foi falado no curso diante de turistas e de locais onde antes jazia a Atenas dos tempos de ouro.

De repente, o homem olha fixo na câmera e diz que, embora não devesse, irá levar Sofia direto para 450 a.C. e isso ficará como um segredo entre eles. Como num passe de mágica tudo envolta que estava sendo filmada muda, mostrando construções novas no lugar das ruínas e um povo típico da época, como nos livros de história. Surge então novamente Alberto Knox com roupas da época, mantendo apenas a boina azul.

Ele então sugere que estão ao vivo direto na Atenas de 450 a.C. e mostra uma dupla dizendo ser Sócrates e Platão. Chega perto dessa dupla e, no que parece ser Grego, fala com ambos. Informa a Sofia posteriormente que explicou a ambos quem ela era e Platão chega próximo à câmera, cumprimenta Sofia e lhe faz 4 perguntas para refletir:
  1. Como um padeiro consegue assar 50 bolos exatamente iguais?
  2. Porque todos os cavalos são iguais?
  3. Acredita que o homem possui uma alma imortal?
  4. Homens e mulheres são igualmente racionais?
Quando termina de fazer as perguntas, a imagem some e o chuvisco toma conta. Sofia está atônica e rebobina a fita para ver esse final “ao vivio” novamente, mas não encontra nada na fita, somente as imagens atuais da Grécia. Ela passa então a tentar assimilar tudo que viu e ainda refletir sobre as perguntas. Após algum tempo, exausta, pega no sono.

Sua mãe chega e vê Sofia deitada na cama de vestido e lhe pergunta o que aconteceu para que nem de roupa trocasse. Sofia apenas diz que estava em Atenas, virou para o outro lado e dormiu.