terça-feira, 1 de novembro de 2011

[14] O Tao de Warren Buffett

“Regra nº 14: Os grilhões do hábito são leves de mais para serem sentidos até que ficam pesados de mais para serem rompidos.”
Warren Buffett

É uma citação que Warren faz do filósofo inglês Bertrand Russel, porque suas palavras descrevem perfeitamente a natureza insidiosa de hábitos ruins, que só se tornam aparentes quando é tarde demais. Hábitos como reduzir custos somente depois que está em dificuldades, algo que você deveria ter feito antes mesmo de se aproximar do perigo.

A empresa (você, sua família e etc.) que se incha com despesas desnecessárias em época de fartura é a empresa que também revela muito sobre o tipo de administração que deixou as despesas engordarem. Melhor verificar com atenção aonde os seus hábitos o estão conduzindo bem antes de chegar lá. O momento de mudar de rumo é antes de descobrir que seu navio está afundando num mar de problemas.

Foi o que aconteceu a Warren com sua estratégia de investimento, inspirada em Benjamin Graham, de comprar ações baratas, vendidas abaixo do valor nominal, independentemente da perspectiva econômica de longo prazo da empresa. Isso foi algo que ele conseguiu fazer com grande sucesso durante a década de 1950 e no início dos anos de 1960. Mas Warren manteve sua abordagem quando ela já não era mais viável - os grilhões do hábito eram leves demais para serem sentidos.

Quando enfim acordou, no final da década de 1970 para o fato de que a onda das pechinchas de Grahnm se encerrara, mudou para uma estratégia de comprar empresas excepcionais a preços razoáveis e, depois, mantê-las por longos períodos - deixando assim o valor da empresa aumentar. Cm a estratégia antiga ele ganhou milhões, mas com a nova ele ganhou bilhões.

Fonte: “O Tao de Warren Buffett – Como aplicar a sabedoria e os princípios de investimentos do gênio das finanças em sua vida”, editora Sextante, 2007.