quarta-feira, 30 de novembro de 2011

[30] O Tao de Warren Buffett

“Regra nº 30: Existe uma diferença enorme entre a empresa que cresce e requer montanhas de dinheiro pra isso e a empresa que cresce e não requer capital.”Warren Buffett

Esse é o grande segredo da estratégia de Warren de comprar e conservar sempre. Se você compra e conserva ações de uma empresa que requer montanhas de capital para crescer, o valor das ações nunca aumentará. O motivo é o dreno constante de capital necessário para evitar que a empresa afunde ditante da concorrência.

Se você precisa gastar bilhões reprojetando seu mix de produtos a cada cinco anos, esses são bilhões que não podem ser gastos expandindo as operações ou comprando empresas novas ou recomprando as próprias ações. Mas uma empresa capaz de crescer sem infusões novas de capital pode se ar ao luxo de gastar seu excesso de dinheiro dessa forma, aumentando o lucro por ação da empresa, o que por sua vez fará o preço da ação aumentar.

É por isso que Warren tem preferência por empresas como Wrigley e Coca-Cola sobre GM ou Intel. Como empresas como a Wrigley e Coca-Cola nunca precisam gastar bilhões reprojetando seus produtos ou readaptando suas fábricas, sobra bastante dinheiro para gastar em algo divertido como recomprar suas próprias ações. GM e Intel, por outro lado, precisam gastar constantemente bilhões em projeto novos e readaptação. Se qualquer uma delas parasse de gastar bilhões em projetos novos e readaptação, seria derrubada pela concorrência.

Se uma empresa precisa de montanhas de capital para crescer, nunca tornará você rico, e se NÃO precisa de montanhas de capital para crescer, jamais deixará você pobre.

Nota do Autor do Blog: Particularmente penso que esse pensamento é o praticado pela maioria dos empresários da velha e bem sucedida guarda, como Warren, e é claro que irão deixar você realmente muito rico. Mas também acredito que essa linha de raciocínio estagna o desenvolvimento (tecnológico, mercadológico e etc.) e tira o incentivo a novas descobertas. Será que isso também não pode ser considerado uma certa "riqueza"? Será que essas reinvenções não podem levar a descobertas que geram mais riquezas do que a linha de pensamento acima, como aconteceu com a Apple recentemente? Sei que a Apple é um caso particular derivado de um homem particular que já se foi, mas só conhecemos esse homem particular devido ao cenário "contra" de Warren... Fica meu questionamento.

Fonte: “O Tao de Warren Buffett – Como aplicar a sabedoria e os princípios de investimentos do gênio das finanças em sua vida”, editora Sextante, 2007.