domingo, 6 de novembro de 2011

Entendendo o crescimento (1/2)


Quando a tomada de consciência gera conhecimento

Jesus tinha um objetivo. Estava decidido a tornar as pessoas conscientes do seu relacionamento com Deus. No entanto, ele sabia que tinha que enfrentar alguns obstáculos. Uma das maiores barreiras era o fato das pessoas ficarem presas a suas antigas convicções e formas de pensar. Ele tinha que fazê-las perceber esse aprisionamento antes de conseguir que elas se abrissem a novas ideias.

O crescimento humano é como o vinho novo. Jesus sabia que crenças antigas e inflexíveis são como os velhos odres que se rompem e não funcionam na presença do crescimento. Ele sabia que é necessário descobrir que as nossas antigas crenças precisam mudar se quisermos usufruir os benefícios do desenvolvimento. Como diz o antigo ditado: "Quanta água você consegue colocar em um barril de óleo de vinte litros? Nenhuma. Primeiro temos que tirar um pouco de óleo".

Principio Espiritual: "As pessoas sábias estão sempre abertas a novas ideias e crença, e até a respeito de si mesmas"

Quando o crescimento gera a tomada de consciência

Como sabemos se uma macieira é saudável e está crescendo? Pela quantidade de frutos que ela produz. Jesus sabia que o mesmo era verdade no caso das pessoas. Podemos acha que estamos nos desenvolvendo, ou dizer que estamos, mas nos enganando. Ou então podemos pensar que estamos fazendo um grande progresso na vida, mas depois descobrir que o crescimento só aconteceu quando nos tornamos conscientes de nós mesmos.

Jesus estava mais interessado em convidar as pessoas a terem um relacionamento com ele do que defender uma filosofia. O fato de as pessoas compreenderem as coisas não era bastante para Jesus; ele queria que elas se relacionassem amorosamente com Deus e com os outros. Para ele, conhecer ideias era menos importante do que desenvolver relacionamentos pessoais.

Jesus ensinava que as pessoas só conhecem a si mesmas quando se sentem amadas por Deus. Ele acreditava que só podemos realmente entender sua mensagem quando há um encontro pessoal. Assim o crescimento que sentimos por sermos amados nos prepara para tomarmos consciência do que isso significa.

Principio Espiritual: "O conhecimento de nós mesmos é fruto do crescimento pessoal"

A arrogância nasce do coração insensível

Os princípios organizadores têm um aspecto positivo. Não poderíamos funcionar sem os princípios que desenvolvemos a partir das lições que aprendemos na vida. O aspecto negativo é fixar-se neles e recusar-se a mudar. Jesus ensinou que o pensamento rígido é prejudicial aos relacionamentos, porque precisamo ser abertos e sensíveis aos outros. Ele acreditava que a mente fechada é na verdade um problema do coração das pessoas, uma forma de insegurança e de defesa.

Quando penso, como psicólogo, no que Jesus estava tentando fazer as pessoas perceberem, acho que ele procurava levá-las a descobrir que os princípios organizadores inconscientes não são maus por si. Ele não queria que as pessoas jogassem fora suas antigas leis e convicções; queria que elas acrescentassem outras às que já tinham e se dispusessem a mudar. Ele ficava frustado com as pessoas que não queriam aprender nada novo. Aqueles que afirmavam "saber tudo" fazem isso porque estão presos a princípios organizadores inconscientes e têm medo de mostrar qualquer ignorância.

Principio Espiritual: "Os donos da verdade precisam descobrir a verdade a seu respeito"

Porque as pessoas não conseguem mudar

Jesus sabia que as pessoas têm tendência de se "justificar". Temos o hábito de achar que somos acima da média, e para nos sentirmos assim procuramos minimizar nossos problemas. Mas não é o mesmo que enfrentá-los.

É muito difícil muda o que não entendemos. Para mudar os padrões de pensamentos e comportamentos de uma vida inteira temos que nos conhecer e compreender. Sinto-me geralmente pouco a vontade quando as pessoas chegam dizendo coisas como: "Ninguém me conhece melhor do que eu" ou "Pensei sobre minha infância e sei porque sou do jeito que sou". Acho que nos conhecemos parcialmente, e pensar que já entendemos tudo o que é preciso sobre nós mesmos é como colocar um par de antolhos que dificultam o crescimento e a mudança. A principal razão pela qual as pessoas não conseguem mudar é que elas não compreendem a si mesma o suficiente para perceber quando a mudança é necessária.

Principio Espiritual: "Quando achamos que já chegamos, paramos de avançar."

Pare de viver no passado

Vivermos presos a princípios organizadores inconscientes faz com que vivamos no passado. É somente ao examinar as crenças inconscientes moldadas pelo nosso passado que podemos ficar livres para desenvolver as novas convicções de que necessitamos no nosso presente. Se não desenvolvermos nosso ponto de vista, não teremos outra alternativa senão seguir as antigas convicções. Jesus ensinava o que os psicólogos acreditam hoje: que é melhor escolher conscientemente o que acreditamos no presente do que seguir inconscientemente os padrões do passado.

As pessoas espiritualmente vivas estão crescendo e aprendendo coisas novas. Viver a partir de padrões rígidos do passado resulta na morte espiritual, antes mesmo da morte física. É assim que os "mortos" podem "enterrar os mortos". Se quisermos permanecer espiritualmente vivos, temos que desenvolver conscientemente novas convicções que surgem com o crescimento.

Principio Espiritual: "Aqueles que não aprendem com o passado vivem presos a ele"




Texto extraído do livro "Jesus, o maior psicólogo que já existiu", escrito por Mark W. Baker, editora Sextante, 2010.