terça-feira, 25 de outubro de 2011

[4] O Tao de Warren Buffett


“Regra nº 4: Não é possível fazer um bom negócio com uma pessoa ruim.”
Warren Buffett

Uma pessoa ruim é uma pessoa ruim, e uma pessoa ruim nunca o tratará como você merece. O mundo tem pessoas boas e honestas em número suficiente para que fazer negócios com as desonestas seja pura tolice. Se você se pergunta "devo confiar nessa pessoa?", melhor abandonar a mesa de negociações e procurar outra companhia mais honesta para fazer negócios.

Assim como você não quer dúvida sobre a abertura de seu paraquedas quando for se atirar do avião, também não quer duvidar da integridade da pessoa com quem vai se atirar num negócio. Se já não pode confiar nela agora, poderá menos ainda no futuro. Melhor não confiar nunca nesse tipo de gente (NAB*: essa teoria tem ótimas aplicações quando se trata de criar sociedade com alguém para abrir uma empresa ou casar-se, o que é muito parecido, risos).

Warren aprendeu esta lição ao participar da diretoria da Salomon Brothers. Contrariando s conselhos de Waren, os banqueiros de investimentos da Salomon continuaram fazendo negócios com o magnata da mídia Robert Maxwell, cujas finanças, de tão precárias, lhe valeram o apelido de "Cheque Voador". Após a morte prematura de Maxwell, a Salomon se viu em maus lenções para recuperar seu dinheiro.

A regra é simples: as pessoas íntegras estão predispostas a agir bem; as pessoas sem integridade estão dispostas a agir mal. Melhor não confundir as duas.

* NAB = Nota do autor do blog.

Fonte: “O Tao de Warren Buffett – Como aplicar a sabedoria e os princípios de investimentos do gênio das finanças em sua vida”, editora Sextante, 2007.