sábado, 8 de outubro de 2011

[39] O Tao de Warren Buffett


“Regra nº 39: Sou um investidor melhor porque sou um homem de negócios, e sou um homem de negócios melhor porque sou um investidor.”
Warren Buffett

Um homem de negócio astuto sabe distinguir uma empresa boa de uma ruim - e um investidor astuto sabe quando uma empresa esta sendo vendida barato ou a um preço excessivo. Assim, para ser um bom investido, você precisa ser como um homem de negócio e saber distinguir uma empresa boa de uma ruim (aplicável para uma ideia, um investimento, um novo negócio, como está sua vida), e quando for comprar uma empresa (mudar sua vida, investir numa ideia, montar seu negócio e afins) precisa ser como um investidor esperto e saber se a ação está barata ou cara. Combine os dois lados e você poderá ganhar um bilhão.

No início, Warren só estava preocupado com o histórico financeiro de uma empresa, sem se importar realmente com seus produtos. Seu mentor Graham acreditava que os números refletiam tudo o que se precisa saber. Ele não distinguia uma empresa do tipo commmodity, como de têxteis, com maus fundamentos econômicos de longo prazo, de uma empresa monopolista de bens de consumo como a Coca-Cola, com ótimos fundamentos econômicos de longo prazo.

Mas quando Warren passou a gerir uma empresa do tipo commodity em dificuldades, logo percebeu que eram as empresas do tipo monopolista de bens de consumo que tinha a vantagem competitiva e estavam gerando resultados superiores. Grahan comprava qualquer coisa, contanto que fosse barato. Warren só compra empresas do tipo monopolista de bens de consumo que possuam vantagem competitiva, e nem precisa esperar até que elas estejam baratas. Um preço justo é tudo do que necessita, além de conservar as ação por tempo suficiente, pra ganhar seus bilhões.

Fonte: “O Tao de Warren Buffett – Como aplicar a sabedoria e os princípios de investimentos do gênio das finanças em sua vida”, editora Sextante, 2007.