segunda-feira, 17 de outubro de 2011

[62] O Tao de Warren Buffett


“Regra nº 62: Recomendar a conservação de alguma coisa por 30 anos é um nível de auto-sacrifício que você raramente verá num mosteiro, menos ainda numa corretora de ações.”
Warren Buffett

O seu corretor de ações morreria de fome se fosse adotar a estratégia de Warren de comprar e conservar. Não é que os corretores não acreditem que ela criará riqueza; o problema é que ela não cria nenhuma riqueza para o corretor. Todo dinheiro que ganham é com as comissões que recebem fazendo você ficar trocando de ações. Quanto mais você compra e vende, mais dinheiro eles ganham, e eles sempre parecem ter um motivo para fazer você comprar algo e se desfazer de algo diferente.

Se seu corretor tem mais de uma grande ideia por ano, as chances são altas de que esteja delirando. Se seu corretor quer convencê-lo a desfazer-se de uma posição em que o colocou no mês passado, porque as condições do mercado mudaram, talvez ele esteja mais do que delirando - talvez seja simplesmente desonesto.

Isso pode facilmente ser aplicado a vida de muitas pessoas ou em seus negócios. Dentro de alguns mora um "corretor de ações" que é ambicioso por natureza em "novas ações" para ganhar "sua comissão". Mas, as vezes, ele também é desonesto e, embora ele esteja sempre ganhando suas comissões, deixa você cada vez mais pobre.

Fonte: “O Tao de Warren Buffett – Como aplicar a sabedoria e os princípios de investimentos do gênio das finanças em sua vida”, editora Sextante, 2007.