sábado, 15 de setembro de 2012

[85] O Tao de Warren Buffett


"Regra 85: A maioria das empresas se interessa pelas ações quando todos estão interessados. A hora de se interessar é quando ninguém mais está interessado. Não é possível comprar o que é popular e se dar bem."
Warren Buffett


O investido sagaz evita as ações populares e a histeria em massa em torno delas, pois a popularidade dessas ações muitas vezes torna seu preço pra lá de excessivo. Se você quer investir em uma empresa, procure um período em que a empresa não seja popular – é aí que você obterá o melhor preço e o maior potencial de lucro. Por isso Warren adora um mercado em baixa. Ele está de olho em certas empresas maravilhosas que ele compraria sem pestanejar se pudesse fazer pelo preço certo. Na verdade, se você examinar a carteira da Berkshire, verá que todas as empresas das quais ele possui ações foram compradas durante uma queda do mercado ou numa época em que a empresa não era um investimento popular. Seuas ações da Washington Post Company, Coca-Cola, Disney, American Express, General Foods, Wells Fargo, Interpublic Group e GEICO foram todas compradas num mercado em baixa ou numa época em que a empresa era impopular entre o resto da comunidade de investimentos.


Fonte: “O Tao de Warren Buffett – Como aplicar a sabedoria e os princípios de investimentos do gênio das finanças em sua vida”, editora Sextante, 2007.