quarta-feira, 19 de setembro de 2012

[63] O Tao de Warren Buffett


"Regra 63: Não posso me envolver com 50 ou 75 empresas. Essa é uma forma de investir tipo Arca de Noé - você acaba ficando com um zoológico. Gosto de aplicar quantias significativas em umas poucas empresas."
Warren Buffett


Se você investir em 50 ações diferentes, sua atenção e sua capacidade de acompanhar os fundamentos econômicos de cada uma sofreriam fortes limitações. Você acabaria ficando com um zoológico onde nenhum dos animais receberia a atenção necessária. É como ser uma malabarista com bolas demais no ar. No final, não só uma mas todas acabam caindo.

Warren aplica quantias altas nos seus investimentos porque grandes ideias de investimentos costumam ser raras. Ele diz que você só precisa tomar poucas decisões certas para acabar enriquecendo, e que se você está tendo mais de uma ideia de investimento brilhante por ano, provavelmente está se iludindo.


Fonte: “O Tao de Warren Buffett – Como aplicar a sabedoria e os princípios de investimentos do gênio das finanças em sua vida”, editora Sextante, 2007.