sexta-feira, 28 de setembro de 2012

[35] O Tao de Warren Buffett


"Regra 35: Procuro empresas que me dão a impressão de que posso prever como serão daqui a 10 ou 15 anos. Tomemos a goma de mascar Wrigley. Não creio que a internet mudará a maneira como as pessoas mascam chiclete."
Warren Buffett


Produtos estáveis equivalem a lucros estáveis. Se o produto não precisa mudar, você pode auferir todos os benefícios de não ter de gastar dinheiro em pesquisa e desenvolvimento nem se tornar vítima de altos e baixos da moda. Pense na cerveja, nos refrigerantes e os doces.

A Budweiser produz a mesma cerveja há mais de 100 anos, a Coca-Cola vende a mesma água mágica, adocicada e cor de caramelo, há mais de 100 anos, e a Whrigley produz a mesma goma de mascar há – adivinhou! – mais de 100 anos. Captou a tendência aqui? Você acha que consegue prever o que provavelmente essas empresas estarão vendendo daqui a 15 anos? Em caso positivo, quem sabe você se torna o próximo Warren Buffett?


Fonte: “O Tao de Warren Buffett – Como aplicar a sabedoria e os princípios de investimentos do gênio das finanças em sua vida”, editora Sextante, 2007.