terça-feira, 11 de setembro de 2012

[5] O Tao de Warren Buffett

"Regra 5: As grandes fortunas pessoais neste país não foram construídas com base numa carteira de 50 empresas. Foram construídas por alguém que identificou um negócio maravilhoso."
Warren Buffett


Se você fizer uma pesquisa sobre as famílias super-ricas nos Estados Unidos, constatará que, quase sem exceção, suas fortunas foram construídas com base num só negócio excepcional. A família Hearst ganhou seu dinheiro no jornalismo, a família Walton no varejo, a família Wrigley com gomas de mascar, a família Gates com software, e as famílias Coorps e Busch com cerveja. A lista não para, e quase sem exceção, sempre que se desviam daquele negócio maravilhoso que as fez espantosamente ricas, acabam perdendo dinheiro – como quando a Coca-Cola se aventurou no ramo cinematográfico. A chave do sucesso de

Warren é que ele foi capaz de identificar quais são as características econômicas exatas de um negócio maravilhoso: uma empresa com vantagem competitiva duradoura e que esteja gravada na mente do consumidor. Quando um americano pensa em loja de desconto, pensa na Wal-Mart; em cerveja gelada, pensa no Coors ou na Budweiser. Essa posição privilegiada cria o poderio econômico. Warren aprendeu que, às vezes, a miopia do mercado de ações subestima grosseiramente essas empresas maravilhosas, e, quando isso acontece, ele entra em cena e compra o máximo de ações que pode. A empresa de Warren, a Berkshine Hathaway, é uma coleção de alguns do melhores negócios dos Estados Unidos, todos eles super-rentáveis e comprados quando Wall Street os ignorava.


Fonte: “O Tao de Warren Buffett – Como aplicar a sabedoria e os princípios de investimentos do gênio das finanças em sua vida”, editora Sextante, 2007.