quinta-feira, 13 de setembro de 2012

[28] O Tao de Warren Buffett


"Regra 28: Gerenciar sua carreira é como investir - o grau de dificuldade não acrescenta nada. Portanto, você pode poupar dinheiro e sofrimento pegando o trem certo."
Warren Buffett


É preciso saber não apenas em qual tipo de empresa investir, mas em qual tipo trabalhar. Se alguém vai trabalhar para uma empresa com maus fundamentos econômicos de longo prazo, jamais poderá esperar grandes progressos, porque a empresa não progredirá. Os salários ficarão abaixo da média, os argumentos serão poucos e espaçados, e o risco de perder seu emprego será maior, porque a gerência estará sempre sob pressão para reduzir custos.

Mas se você trabalhar para uma empresa favorecida por ótimos fundamentos a longo prazo, a empresa estará nadando e dinheiro. Isso significa salários maiores e uma fartura de aumentos e promoções por um serviço bem-feito. Além disso, haverá bastante margem pra progredir na carreira, pois a administração procurará meios de gastar todo aquele dinheiro disponível.

Você deve trabalhar para uma empresa com altas margens e que ganhe rios de dinheiro. E se manter longe de empresas com baixas margens e que percam dinheiro. A primeira é uma viagem de trem na primeira classe para Shangrilá; a outra é uma viagem longa, lenta e desconfortável, num trem de carga, para o fim do mundo.


Fonte: “O Tao de Warren Buffett – Como aplicar a sabedoria e os princípios de investimentos do gênio das finanças em sua vida”, editora Sextante, 2007.