sábado, 30 de junho de 2012

[97] O Tao de Warren Buffett

"Regra 97: Se eles precisam da minha ajuda para gerir a empresa, ambos estamos provavelmente em apuros"
Warren Buffett


O fato de você ser um grande investidor não significa que seja um gerente de negócios habilidoso. Reconhecer o talento é diferente de ter talento. Um grande investidor precisa ser capaz de reconhecer o talento – assim como um técnico de futebol precisa ser capaz de reconhecer um grande jogador. Warren sabe o que buscar num gerente – mas ele próprio não tem bom domínio de bola. Conhecer suas habilidades e as habilidades dos outros e ser capaz de tirar proveito de ambas é a chave para dirigir uma empresa bem sucedida. Warren diz que seu segredo para ampliar uma corporação por meio de aquisições diversas é comprar, por um preço razoável, uma boa empresa que já está sendo gerida por administradores competentes e depois sair do caminho e deixa-los trabalhar. Veja bem: quando Grady Rosier, o CEO da McLane Company, uma subsidiária da Berkshire, telefonou perguntando se haveria problemas em comprar alguns jatinhos executivos novos, Warren respondeu: “A decisão é sua, você é que tem que gerir a empresa.”

Embora a Berkshire possua cerca de 180 mil funcionários, somente 17 ficam no escritório central. Em essência, Warren deixa seus gerentes dirigentes sozinhos as suas empresas, incumbindo-os de todas as decisões operacionais. É fácil gerir uma corporação gigantesca se você deixa outras pessoas responsáveis por todo o serviço pesado: o segredo está em ter os gerente certos e deixa-los em paz para fazer seu trabalho.


Fonte: “O Tao de Warren Buffett – Como aplicar a sabedoria e os princípios de investimentos do gênio das finanças em sua vida”, editora Sextante, 2007.