sexta-feira, 15 de junho de 2012

[7] O Tao de Warren Buffett

"Regra 7: É mais fácil evitar problemas do que se livrar deles"
Warren Buffett

É bem mais facil evitar a tentação de infrigir a lei para ganhar dinheiro fácil do que lidar com as consequencias se você for pego. Para evitar problemas, basta fazer o que é certo na hora certa. Para se livrar de problemas, você precisa de um monte de dinheiro, um monte de bons advogados e, mesmo assim, poderá acabar cumprindo pena por um longo tempo.

Essa lição foi aprendida quando Warren quase perdeu todo o seu investimento de US$ 700 milhòes na empresa Salomon Brothers de Wall Street. O Federal Reserve Bank por pouco não fechou a empresa inteira por suas atividades ilegais de negociação de títulos - praticadas por um corretor que queria ganhar uma bolada fácil. Quando custou se livrar do problema? Custou empregos de seu presidente e CEO, e milhões em honorários advocatícios, multas, processos e negócios perdidos. Teria sido bem mas fácil, e mais rentável, evitar os problemas desde o princípio.

Fonte: “O Tao de Warren Buffett – Como aplicar a sabedoria e os princípios de investimentos do gênio das finanças em sua vida”, editora Sextante, 2007.