sábado, 31 de março de 2012

[76] O Tao de Warren Buffett

"Regra 76: Quando o temperamento apropriado se junta ao arcabouço intelectual apropriado, o resultado é um comportamento racional"
Warren Buffett

Warren sempre afirmou que o melhor temperamento para um bom investidor é ser ganancioso quando os outros estão assustados, e ficar assutados quando os outros estão sendo gananciosos. Aliado a uma filosofia de investimentos voltada para empresas com sólidos fundamentos econômicos de longo prazo trabalhando a seu favor, esse é o segredo para investir com sucesso. Comprar ações de grandes empresa quando todos os outros estão assustados e permanecer longe delas quando todo mundo esta sendo ganancioso. O temperamento certo lhe dirá quando e onde apertar o gatilho - você o aperta quando as pessoas estão assustadas e estão desovando ações, e você não o aperta quando todo mundo está sendo ganancioso, lançando os preços das ações à estratosfera.

Por duas vezes em sua carreira de investidor Warren parou completamente de comprar ações, porque seus preços se tornaram exagerados. A primeira vez foi no auge da febre do mercado no final da década de 1960, a segunda vez, no auge da febre do mercado no final da década de 1990. Ambas as retiradas oportunas evitaram que ele se machucasse nas quedas que se seguiam a essas duas fases de euforia, e ambas o deixaram cheio de dinheiro para tirar vantagem dos preços baixos das ações logo depois.

Fonte: “O Tao de Warren Buffett – Como aplicar a sabedoria e os princípios de investimentos do gênio das finanças em sua vida”, editora Sextante, 2007.