segunda-feira, 26 de março de 2012

[112] O Tao de Warren Buffett

"Regra 112: O que aprendemos com a história é que as pessoas não aprendem com a história"
Warren Buffett

As pessoas vivem repetindo os mesmos erros no mercado de ações - pagam excessivamente por uma empresa na esperança de ganhar com as oscilações das ações a curto prazo. Esse erro comum impele o mercado inteiro e é perpetuado por gerentes de fundos mútuos que atendem um público de visão curta. Warren construiu sua carreira explorando essa miopia intrínseca e as distorções de preços por ela geradas em relação ao valor econômico de longo prazo da empresa.

A lição de história que as pessoas parecem não aprender nunca é que, quando as ações das empresas estão cotadas muito acima do seu valor econômico de longo prazo, como costuma acontecer durante uma euforia do em mercado, qualquer mudança súbita nos ventos da expectativa pode provocar uma queda violenta dos preços das ações, deixando a ver navios os investidores que pagam preços exorbitantes. Quando os preços sobrem, Warren fica fora do mercado; quando caem, Warren se interessa em comprar, e se caírem o suficiente, e a empresa for boa, ele compra.

Fonte: “O Tao de Warren Buffett – Como aplicar a sabedoria e os princípios de investimentos do gênio das finanças em sua vida”, editora Sextante, 2007.