quinta-feira, 29 de março de 2012

[26] O Tao de Warren Buffett

"Regra 26: Reviravoltas raramente acontecem"
Warren Buffett

O mundo está cheio de empresas com maus fundamentos econômicos cujas ações são vendidas a preços que parecem pechinchas. Warren procura uma boa empresa cuja ações sejam vendidas a um preço justo, ou ainda melhor, uma ótima empresa a preço de pechincha (o que é difícil de achar). Empresas ruins continuam sendo empresas ruins, qualquer que seja o preço que você pague por elas.

O preço da ação pode mudar, mas o caráter subjacente da empresa tende a permanecer o mesmo. Se for uma boa boa empresa, permanecerá uma boa empresa, se for uma má empresa, permanecerá uma má empresa.

Empresas ruins não podem ser transformadas em empresas ótimas. Somente nos contos de fadas os sapos se transformam em príncipes, e embora muitos CEOs acreditem que tenha o poder do beijo mágico, 95% dos sapos beijado continuam sapos - o os 5% que se transformam provavelmente nunca foram realmente sapos.

Warren acredita que a mesma energia gerencial e o mesmo capital seriam bem mais empregados na compra de uma empresa com bons fundamentos econômicos vendida a um preço justo do que em assumir uma empresa ruim que necessita de um beijo mágico, ainda que esteja sendo vendida por uma pechincha. Após beijar alguns sapos na vida, ele concluiu que o gosto não é bom.

Fonte: “O Tao de Warren Buffett – Como aplicar a sabedoria e os princípios de investimentos do gênio das finanças em sua vida”, editora Sextante, 2007.