terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

[110] O Tao de Warren Buffett


"Regra 110: Nunca tento ganhar dinheiro no mercado de ações. Compro sob o pressuposto de que poderiam fechar o mercado no dia seguinte e só reabri-lo daqui a cinco anos."
Warren Buffett


Warren compra sobre o pressuposto de que está adquirindo uma participação em uma empresa. O mercado de ações às vezes permite fazê-lo a um custo menor do que se a empresa inteira fosse vendida para um comprador particular. Warren não aposta na bolsa de valores. Quem faz isso são instituições de visão curta que estão dispostas a ignorar os fundamentos econômicos de longo prazo de uma empresa, na busca incessante pelo dinheiro fácil, pela glória de ser considerado o melhor fundo mútuo do ano. Se você compra a empresa certa pelo preço certo, a única coisa que o tempo faz é aumentar o valor da empresa, tornando você cada vez mais rico à medida que o preço da ação aumenta para refletir o valor subjacente da empresa. Mas veja bem: se o mercado de ações fechasse por cinco anos, o valor subjacente da empresa continuaria crescendo. O mercado de ações é apenas um lugar onde você obtém uma cotação do que ele julga que a empresa vale a curto prazo. Se você conserva uma ação por cinco anos, não importa o que o mercado acha que a ação vale do primeiro ao quarto ano. Isso só terá importância quando você for vender a ação.


Fonte: “O Tao de Warren Buffett – Como aplicar a sabedoria e os princípios de investimentos do gênio das finanças em sua vida”, editora Sextante, 2007.