quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

[09] O Tao de Warren Buffett


"Regra 9: Wall Street é o único lugar para onde as pessoas vão de Rolls-Royce pedir conselhos a quem pega o metrô."
Warren Buffett


Warren sempre achou estranho que homens de negócios extremamente bem sucedidos e inteligentes, que dedicaram suas vidas a ganhar montanhas de dinheiro, peçam conselhos sobre investimentos a corretores de ações pobres demais para seguir seus próprios conselhos. E se seus conselhos são tão bons, porque não são todos ricos? Será porque as comissões que ele paga são bem melhores do que os conselhos que eles dão? Cuidado com pessoas que precisam usar seu dinheiro para tornar você rico, especialmente se quanto mais venderem pra você, mais dinheiro ganharão. Com frequência, o objetivo delas é usar o seu dinheiro pra ficarem ricas. E se perderem o seu dinheiro? Bem, elas simplesmente sairão em busca de outra pessoa para vender seus conselhos.

Warren desconfia tanto da lealdade de Wall Street que se recusa até a examinar as projeções de negócios realizadas por seus analistas, porque, qualquer que seja a natureza do negócio, as projeções são sempre otimistas demais.


Fonte: “O Tao de Warren Buffett – Como aplicar a sabedoria e os princípios de investimentos do gênio das finanças em sua vida”, editora Sextante, 2007.