segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

[06] O Tao de Warren Buffett


"Regra 6: Depois de assinar um contrato, não da mais para voltar atrás; portanto, pense em tudo antes de assinar."
Warren Buffett


Warren aprendeu que, uma vez assinado, o negócio está fechado. Não é possível voltar atrás e repensar se foi um bom ou um mal negócio. Portanto, pense bem antes de assinar. É mais fácil falar do que fazer, pois, uma vez com aquele papel diante de seus olhos, o raciocínio sensato pode ser sacrificado pela ânsia de fechar o negócio. Antes de assinar um contrato, imagine todas as coisas que poderiam dar errado – porque, muitas vezes, elas darão mesmo. O caminho das boas intensões está repleto de obstáculos que eram previsíveis. Pensar longa e profundamente antes de dar o salto o poupará de ter de pensar longa e profundamente em todos os problemas que acabou de comprar.

Warren se esquece de incluir uma cláusula de não-concorrência no contrato com Rose Blumkin, de 89 anos, ao comprar sua loja de móveis em Omaha, a Nebraska Furniture Mart. Alguns anos depois, a Sra. Blimkin aborreceu-se com a maneira como os negócios vinham sendo conduzidos na loja, de modo que sai e abriu uma loja nova do outro lado da rua – roubando um monte de negócios da NFM. Após alguns anos de concorrência acirrada, Warren cedeu e concordou em compra a loja nova por US$ 5 milhões. Na segunda vez, ele a fez assinar um acordo de não-concorrência, e ainda bem que fez isso, pois ela continuou no ramo até os 103 anos.


Fonte: “O Tao de Warren Buffett – Como aplicar a sabedoria e os princípios de investimentos do gênio das finanças em sua vida”, editora Sextante, 2007.