sábado, 9 de fevereiro de 2013

[11] O Tao de Warren Buffett


"Regra 11: São precisos 20 anos para construir uma reputação e cinco minutos para perdê-la. Se você pensar nisso fará as coisas de forma diferente."
Warren Buffett


Basta um ato insensato para que as notícias ruins na imprensa destruam uma boa reputação que levou uma vida para ser construída. Melhor não fazer algo que você sabe que está errado, porque, se você for pego, o preço que pagará poderá estar acima de suas possibilidades. Essa é uma crença que Buffett sussurra aos ouvidos de seus filhos desde que eram bebês.

Quando o escândalo contábil derrubou a gigante dos seguros AIG, Buffett disse aos seus gerentes: “A investigação atual do setor segurador ressalta o imperativo da mensagem que envio regularmente a vocês no meu memorando semestral: a Berkshire pode se dar ao luxo de perder dinheiro, até montes de dinheiro; mas não se pode dar o luxo de perder reputação, nem mesmo um pouquinho. E a longo prazo obteremos a reputação que mereceremos. Da pra ganhar bastante dinheiro no centro do campo. Não há necessidade de ficar jogando pelas pontas.”

Wall Street está apinhada de gigantes caídos que deixaram a ganância prejudicar seu juízo e não seguiram esse conselho.


Fonte: “O Tao de Warren Buffett – Como aplicar a sabedoria e os princípios de investimentos do gênio das finanças em sua vida”, editora Sextante, 2007.