sábado, 14 de abril de 2012

[19] O Tao de Warren Buffett

"Regra 19: Se eu não consigo ganhar dinheiro no mercado americano, que vale US$ 5 trilhões, talvez seja um pouco fantasioso imaginar que me bastará viajar alguns milhares de quilômetros além das fronteiras para, aí, sim, começar a mostrar o meu valor."
Warren Buffett

O estranho dessa citação é que, 10 anos depois, Warren cruzou as fronteiras para mostrar seu valor. Em 2003, comprou uma participação de cerca de US$ 500 milhões na PedroChina, uma companhia petrolífera 90% pertencente ao governo chinês, o que significa, como Warren observou com bom humor, que "juntos, nós controlamos a empresa".

A PetroChina é a quarta empresa de petróleo mais rentável do mundo. Produz tanto petróleo bruto quanto a Exxon, e Warren comprou suas ações a um terço do valor das companhias petrolíferas ocidentais. Pois sabia que ela subiriam 400% desde então. Se isso não é mostrar o seu valor, não sei o que é.

Fonte: “O Tao de Warren Buffett – Como aplicar a sabedoria e os princípios de investimentos do gênio das finanças em sua vida”, editora Sextante, 2007.