segunda-feira, 25 de abril de 2011

[70] O Tao de Warren Buffett

“Regra nº 70: Nada melhor do que escrever para forçá-lo a pensa e organizar seus pensamentos”
Warren Buffet

Se você não consegue escrever sobre algo, não pensou realmente a respeito disso. Assim, todo anos Warren se senta e escreve uma longa carta aos seus acionistas explicando os eventos do ano anterior. Esse exercício o tem ajudado imensamente a refinar seus pensamentos sobre como ganhar bilhões. Escrever sobre algo faz você pensar naquilo; e se pensar sobre onde investir seu dinheiro (ou seu tempo, seja pessoal ou seja em um projeto que lidera ou trabalha) é uma coisa boa, então escrever a respeito disso é ainda melhor.

Warren geralmente começa a escrever seu relatório anual logo que o ano começa, em sua casa de inverno, à beira-mar, em Laguna Beach, California (pertinho de onde morou Benjamin Graham). Ele escreve tudo à mão, papel e caneta, e depois remete ao amigo Carol Loomis, um dos editores da revista Fortune. Mesmo um gênio precisa da ajuda de um editor.

Fonte: “O Tao de Warren Buffett – Como aplicar a sabedoria e os princípios de investimentos do gênio das finanças em sua vida”, editora Sextante, 2007.