segunda-feira, 18 de abril de 2011

[20] O Tao de Warren Buffett

“Regra nº 20: Você deve investir em algo que até um idiota consiga administrar, porque um dia um idiota o fará”
Warren Buffett

Assim como em todas as áreas de nossa vida, existem empresas com ótimos fundamentos econômicos e empresa com mal fundamentos econômicos. Você deve investir nas que têm ótimos fundamentos econômicos porque é difícil afundar empresas desse tipo.

As empresa em que Warren investiu, como Coca-Cola, Budweiser, Wal-Mart, Hershey, além de outras, são quase a prova de idiotas. Você sabe que vai ganhar dinheiro com essas empresas mesmo que um idiota se torne o CEO. Mas se, ao contrário, for motivo de preocupação a hipótese de um idiota tocar o negócio, talvez a empresa não seja tão boa assim e você não deva estar nela.

Esse mesmo fundamento você pode replicar pra quase tudo que lhe rodeia. Veja onde está investindo seu tempo, dedicação, esforço, dinheiro e outras coisas e analise se isso pode ser administrado por pessoas não tão bem qualificadas quanto você ou que você imagina. Você pode, com certeza, ter que depender ser de pessoas assim pra que consiga crescer ou mesmo se manter.

Fonte: “O Tao de Warren Buffett – Como aplicar a sabedoria e os princípios de investimentos do gênio das finanças em sua vida”, editora Sextante, 2007.