quarta-feira, 13 de abril de 2011

[31] O Tao de Warren Buffett

“Regra nº 31: Num investimento em dificuldades, tão logo um problema é resolvido, outro vem a tona – nunca existe só uma barata na cozinha”
Warren Buffett

Um investimento com maus fundamentos econômicos é um barco lento pra lugar nenhum, constituindo um péssimo investimento a longo prazo. A natureza intensamente competitiva dos negócios fará com que ele sofra de margens baixas nas vendas e tenha necessidade constante de se modernizar para continuar competitiva.

Se seus produtos precisam viver mudando para permanecerem competitivos, existe o problema adicional de financiar a pesquisa e o desenvolvimento. Um palpite errado pode causar a falência da operação inteira. Tudo isso drena capital que poderia ser gasto para aumentar os lucros.

Essas crises constantes de margens e lucros baixos implicam uma eterna batalha com os custos, e se você acrescentar a concorrência estrangeira poderá se descobrir num investimento que não é mais operacionalmente viável em sua forma atual. No jogo de investimento a longo prazo, esses são os tipos de investimentos dos quais é melhor se manter afastado.

Warren as evita como uma peste, mesmo que o mercado os esteja oferecendo de graça.

Fonte: “O Tao de Warren Buffett – Como aplicar a sabedoria e os princípios de investimentos do gênio das finanças em sua vida”, editora Sextante, 2007.