sexta-feira, 7 de maio de 2010

[parte 20] O mundo de Sofia - O barroco

Sofia ficou alguns dias sem notícias de Alberto. No dia 29 de maio, Sofia estava lavando louça na cozinha quando ouviu a noticia que um major da força de paz da ONU havia morrido no Líbano. Emocionada, Sofia chora por suspeitar que se tratava do pai de Hilde. Sua mãe, preocupada, indaga Sofia sobre sua forte reação, dado que não conhece todo o contexto que Sofia está inserida.

Ambas discutem e uma série de perguntas são feitas pela mãe de Sofia sobre todos esses mistérios que rondam as duas ultimamente. Sofia aproveita para também fazer uma série de perguntas sobre seu pai e o relacionamento estranho que ele tem com usa mãe, principalmente no que diz respeito ao tempo longe de casa. Então as duas resolvem esclarecer esses pontos, pelo menos de uma forma geral e sem entrar em muitos detalhes. A conversa termina com a sugestão da mãe de Sofia de convidar Alberto para o aniversário de 15 anos da filha.

No dia 31 de março, quinta-feira, Sofia termina de assistir as aulas a muito custo dado à aproximação das férias. Na ultima aula, no momento em que o professor lhe entrega o caderno de tarefas, um cartão postal cai no chão. Trata-se de mais um cartão do pai de Hilde para sua filha onde ele cita a idéia de se criar um pequeno livro de filosofia da ONU com a finalidade de levar um pouco mais de conhecimento aos povos menos favorecidos de conhecimento como o povo do Líbano, uma vez que ele cita sentir nisso uma das razões de todo o cenário de guerra. Ele cita também que irá ajudar a Hilde encontrar a moeda de 10 centavos que ela perdeu, dado a entender que isso será feito por Sofia.

Jorunn vê Sofia ler o cartão e indaga sobre a data acreditando que se tratava de 15 de junho como os outros cartões. Sofia então percebe que a data era do dia anterior (um dia depois do acidente do Líbano). Então elas passam a falar sobre o aniversário de Sofia no dia 15 de junho.

Sofia chega em casa e vê Hermes no jardim. Sai com ele pra ir até a casa de Alberto, dessa vez com o dinheiro do ônibus no bolso. No caminho Sofia filosofava sobre Hermes e o mundo animal. Ao passar pelo ponto onde Sofia achou a moeda anteriormente, Sofia encontra outro cartão postal do pai de Hilde. Nesse cartão o pai de Hilde filosofa sobre a moeda encontrada por Sofia anteriormente e mais uma vez dá a entender alguns pontos que Sofia provavelmente irá ver com Alberto em sua próxima aula.

Ao chegar na casa de Alberto, Sofia lhe entrega o cartão. Alberto reage um tanto agressivo e Sofia decide não falar sobre o cartão que encontrou na escola. Então ambos começam a dialogar dando início à aula.

O período Barroco caracteriza-se principalmente pela extravagância e exageros. Também tem em sua essência a tensão entre opostos irreconciliáveis. Viam-se comumente fortíssimos contrastes em todas as áreas da vida (religião, ciência, arte e outros). Alguns defendiam a idéia do “aproveite o dia”, “a vida é breve” e outros idéias totalmente opostas.

Foi a época do renascimento do teatro, de William Shakespeare, Thomas Hobbes e de modos de pensar contraditórios como o idealismo (consideravam a existência algo fundamentalmente anímico e espiritual) e o materialismo (consideravam a existência através de coisas concretas, materiais). Também foi o período que contempla o nascimento da visão mecânica do mundo onde tudo era comparado a máquinas, inclusive o que consideravam a máquina perfeita, o homem.

Mas os dois filósofos mais importantes do século XVII foram Descartes e Spinoza e é sobre eles que iremos aprofundar.