sexta-feira, 14 de maio de 2010

A dieta do seu tipo sanguíneo (tipo O)

Uma coisa que sempre percebo é que a vida nos presenteia com amigos incomparáveis. Um desses, em nossas filosóficas conversas, me falou sobre um modo diferente de se alimentar, uma dieta pelo tipo sanguíneo. Então prontamente me presenteou com um exemplar sobre o assunto.

Trata-se de um livro pequeno e rápido de ler (se quiser mesmo, você o lê em 2 horas no máximo). Nele o autor (Peter Adamo com a participação de Catherine Whitney) faz um resumo das suas obras principais “A dieta do tipo sanguíneo” e “Viver melhor com a Dieta do Tipo Sanguíneo”, mas focado para o seu tipo sanguíneo. Portanto são 4 livrinhos, um para cada tipo sanguíneo. Como meu tipo sanguíneo é O, obviamente ganhei um livrinho referente ao tipo O.

No início há os famosos depoimentos de pessoas que tiveram sua vida mudada pela dieta. Obviamente toda pessoa que faça uma boa dieta tem sua vida modificada e, em geral, pra melhor com a cura de coisas que nem imagina.

Após os depoimentos o autor fala de forma muito resumida sobre a história do tipo sanguíneo em questão. No caso do tipo O, são pessoas que trazem o tipo sanguíneo original do qual os outros tipos se originaram. Com isso temos, segundo o autor, a carga genética do homem primitivo, o caçador. Esse tipo genético tem muita familiaridade com proteínas e, por conseqüência, com carnes.

Então o autor explica a fundamentação de sua pesquisa e a importância de se levar em consideração o tipo sanguíneo na hora de se alimentar. Nosso tipo sanguíneo é essencial para o sistema imunológico, sendo esse o fator que define nossa saúde. O antígeno de nosso sangue funciona como um guardião contra intrusos (vírus, bactérias e outros organismos estranhos). Quanto um anticorpo encontra um estranho, ocorre uma reação chamada “aglutinação”. O antígeno de nosso sangue se prende ao antígeno do corpo estranho tornando ele muito grudento. Com isso ocorre a aglomeração desses corpos tornando o processo de expulsão bem mais fácil para o organismo.

Contudo os cientistas descobriram que nos alimentos também há o processo de aglutinação para que os alimentos se formem. Os alimentos de forma geral contêm “lectinas” e elas possuem essa propriedade de aglutinação por ser uma maneira poderosa que elementos da natureza têm de se prenderem entre si.

A coisa complica quando esses estudos identificaram que certos tipos de alimentos reagem com as células de alguns tipos sanguíneos e não em outros. Isso se deve à reação química que seu sangue tem em contato com o alimento que você ingere. Quando essa reação acontece desencadeia-se o processo de aglutinação, o que torna alguns alimentos bons para alguns e ruim para outros.

Mediante esse cenário, o autor cria quatorze grupos alimentício onde ele explica o que se deve ser consumido (alguns até com propriedades medicinais) e o que deve ser evitado.

Para as pessoas do tipo O as recomendações por grupo são:

  • Carnes e aves: Esse grupo alimentício é o grupo principal do tipo O. Quanto mais duro fisicamente for seu dia a dia, mais você deve consumir carne. Isso porque as carnes trazem proteínas, que é o pilar principal da estrutura metabólica desse tipo sanguíneo. Para os desentendes africanos, carne magra bovina. Para os caucasianos e asiáticos, carnes brancas.
  • Frutos do mar: É o segundo no ranking de fornecimento de proteína para tipo O e também é muito bem aceito por esse tipo sanguíneo.
  • Laticínios e Ovos: Pessoas do tipo O devem restringir seriamente o uso de laticínios até conseguirem evitar totalmente, pois os organismos dessas pessoas não foram feitos para metabolizar adequadamente os laticínios, principalmente nos desendentes africanos. Por esse motivo devem se ater a complementos de cálcio dado que tendem a ter uma dieta pobre desse nutriente. Moderadamente os ovos devem ser consumidos por ser uma excelente fonte de DHA, ácido para a função mental e visual.
  • Óleos e gorduras: Tipos O tende a lidar bem com esse tipo de alimento, principalmente gorduras monoinsaturadas (azeites) e óleos em geral.
  • Nozes e sementes: Boa fonte de proteína vegetal, mas não deve ser substitutos das carnes.
  • Feijões e leguminosos: Outro grupo que não deve fazer parte da dieta de pessoas do tipo O por conter muita lectinas.
  • Cereais, Pães e Massas: Mais um grupo inimigo do tipo O principalmente em virtude do trigo. Isso porque pessoas do tipo O não tem tolerância alguma a trigo e seus derivados.
  • Hortaliças: No geral é muito bem aceito pelo tipo O.
  • Frutas: Rica em vitaminas, fibras e minerais devem compor a dieta do tipo O com certeza. Uma dica valiosa é substituir frutas por pão no café.
  • Sucos: Devem ser feitos dos itens citados nas listas dos outros grupos.
  • Temperos: Pode lhe ajudar na melhora do sistema digestivo e fortalecer o sistema imunológico tornando um grupo bem vindo às pessoas do tipo O.
  • Condimentos: Também é um grupo que deve ser banido pelas pessoas tipo O.
  • Ervas e chás: Devem ser usados para acalmar o estômago de pessoas do tipo O, dado esse ser o calcanhar de Aquiles da maioria das pessoas desse tipo sanguíneo.
  • Bebidas: Grupo restrito a água gasosa e chás de ervas. Café, cerveja, refrigerante e demais bebidas devem passar longe desse grupo sanguíneo.

Obviamente há mais detalhes no livro além de uma lista interessante com muitos itens em cada um dos grupos acima. Nessa lista o autor cita os alimentos que exercem ação medicamentosa, os alimentos que são apenas alimentos (neutros) e aqueles que prejudicam o tipo sanguíneo em questão. Também traz algumas dicas pra cólicas, inchaços e vitaminas do dia a dia.