terça-feira, 14 de maio de 2013

[38] O Tao de Warren Buffett

"Regra 38: Leia Bem Graham e Phil Fisher, leia relatórios anuais, mas não se meta a resolver equações que contenham letras gregas."
Warren Buffett


Bem Graham ensinou que você só deve comprar uma ação que esteja sendo vendida a um preço baixo em relação ao seu valor a longo prazo. O preço baixo lhe dará uma margem de segurança contra calamidades.

Phil Fisher disse que você deve comprar ações de empresas de alta qualidade, depois conservá-las por um longo tempo e deixar que os lucros assim retidos façam crescer seu valor.

Warren tomou o “compre a um preço baixo para obter uma margem de segurança” de Bem e juntou-o ao “compra ações das empresa de alta qualidade e conserve-as por um longo tempo”. O resultado: “Compre ações de empresas de alta qualidade a preços baixos em relação ao seu valor e depois conserve-as por um longo tempo.” Esta é uma daquelas equações em que a soma é maior que as partes.

Warren acabou ganhando muito mais dinheiro do que Bem e Phil, que foram os mestres investidores de seu tempo. Quanto as equações que contêm letras gregas, elas são para os sujeitos de Wall Street que não se dedicaram a ler Bem e Phil.


Fonte: “O Tao de Warren Buffett – Como aplicar a sabedoria e os princípios de investimentos do gênio das finanças em sua vida”, editora Sextante, 2007.