segunda-feira, 6 de maio de 2013

[12] O Tao de Warren Buffet


"Regra 12: O mercado, como o Senhor, ajuda a quem se ajuda. Mas, ao contrário do Senhor, o mercado não perdoa aqueles que não sabem o que fazem."
Warren Buffett



O mercado de ações existe para enriquecê-lo se você souber o que está fazendo. Mas se você não souber o que está fazendo, ele não terá nenhuma compaixão e o deixará pobre. A ignorância, quando mesclada com a ganância, é o material de que se constituem os desastres financeiros.

Em 1969, no auge da alta do mercado naquela década, Warren achou que as ações estavam tão supervalorizadas que saiu totalmente das bolsas. Em 1973-74, o mercado sofrera uma total reversão, e as ações eram vendidas a preço de banana. Warren comprou-as com o apetite de, em suas palavras, “um homem ávido por sexo em meio a um harém repleto de mulheres bonitas”. Muitas daquelas beldades depois o ajudaram a ficar bilionário.

Quanto aos investidores que permaneceram no mercado depois que Warren saiu, em 1969, grande parte ficou a ver navios quando o mercado despencou em 1973-74, e voltar para ele tornou-se impossível – é preciso dinheiro para comprar ações. Saber o que você está fazendo realmente ajuda.



Fonte: “O Tao de Warren Buffett – Como aplicar a sabedoria e os princípios de investimentos do gênio das finanças em sua vida”, editora Sextante, 2007.