sábado, 24 de novembro de 2012

[61] O Tao de Warren Buffett


"Regra 61: Parece haver uma característica humana perversa que gosta de tornar difícil o que é fácil."
Warren Buffett


Todos os grupos profissionais são, em ultima análise, uma conspiração contra os leigos. Somente quanto algo se torna difícil de entender existe a necessidade de especialistas, que cobram altas taxas por terem desvendado o mistério. Quando maior a complexidade, maios a necessidade de um especialista para ajudar a orientar você em meio à complexidade.

Wall Street vive de vender seus conhecimentos em escolher ações para você investir, daí o interesse velado de seus corretores em apresentar o jogo do investimento como complicadíssimo, além da compreensão de qualquer um, exceto dos profissionais mais astutos.

O esquema é simples: eles ficarão ricos com o trabalho de fazer você ficar rico, e o obrigam a viver voltado a eles porque o convenceram de que o jogo do investimento é complicado demais para ser entendido. Mas nunca ninguém pergunta porque cargas-d’águas, se eles são tão inteligentes, precisam do dinheiro dos outros pra enriquecer? Talvez precisem do seu dinheiro porque o objetivo real não é que você ganhe dinheiro com investimentos, e sim que eles ganhem dinheiro com as comissões que cobram de você no troca-troca dos investimentos. Como disse Wood Allen: “Um corretor de ações é alguém que investe o dinheiro dos outros até não sobrar mais nada.


Fonte: “O Tao de Warren Buffett – Como aplicar a sabedoria e os princípios de investimentos do gênio das finanças em sua vida”, editora Sextante, 2007.