terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Como se tornar um Netweaver

Bom, se você, como eu, não entendeu bem o título dessa postagem, bem vindo ao time... Contudo prometo que o assunto é bem interessante se você tem alguma queda por tecnologia (ou não).

 Primeiro, vamos ao conceito da palavra NETWEAVER pelo autor no livro.
Netweaver são os “tecelões” (para aproveitar o que poderia ter sido uma feliz expressão de Platão, no diálogo O político, se ele não estivesse se referindo a um sujeito autocrático), e os animadores de redes voluntariamente construídas. Na verdade, eles constroem interfaces para conversar com a rede-mãe. Os netweavers não são necessariamente os estudiosos das redes, os especialistas em Social Network Analysis ou os que pesquisam ou constroem conhecimento organizado sobre a morfologia e a dinâmica da sociedade-rede.Todas as pessoas têm uma porção-netweaver. Se não fosse assim, não poderiam ser seres políticos (e a democracia jamais poderia ter sido inventada e reinventada). Mas em sentido estrito, chamamos de netweavers aqueles que se dedicam a tecer redes. Esse talvez seja o papel social mais relevante em mundos altamente conectados. O que significa que, em um mundo hierárquico, o netweaver é necessariamente um hacker (embora não seja apenas isso).

Em segundo, algumas palavras sobre o autor. Augusto de Franco é o criador e um dos netweavers da Escola-de-Redes - uma rede de pessoas dedicadas à investigação sobre redes sociais e à criação e transferência de tecnologias de netweaving e da empresa-em-rede chamada Netweaving HCW. É autor de mais de duas dezenas de livros sobre desenvolvimento local, capital social, democracia e redes sociais. Palestrante e professor, participou como palestrante do TED mais que uma vez (se quiser conhecer mais sobre ele, acesse netweaving.ning.com).

O livro lança muitas ideias e quebras de paradigmas sobre o que é na verdade um HACKER, seu papel e como isso molda o que conhecemos e o que irá surgir daqui pra frente com relação a sociedade, trabalho e valores.

Para aqueles que gostam de novidades, desafios e tecnologia, eis um prato cheio com um detalhe que faz toda a diferença: O LIVRO É FREE. Basta acessar o link abaixo e ler ou baixar o PDF:

Versão resumida: http://www.slideshare.net/augustodefranco/como-se-tornar-um-netweaver
Versão completa: http://www.slideshare.net/augustodefranco/como-se-tornar-um-netweaver-verso-completa