segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Entendendo o crescimento (2/2)


Como as pessoas crescem

Jesus ensinou que o crescimento espiritual não é um objetivo que possamos alcançar sozinhos. Precisamos de Deus e dos outros. Esta necessidade não é um sinal de fraqueza, e sim o começo da força. Muitas pessoas prefeririam acreditar que podem mudar por si mesmo em vez de pedir aos outros que as ajudem. Essa atitude geralmente impede o crescimento delas.

A verdade é que não podemos nos conhecer o suficiente sozinhos. Os princípios organizadores inconscientes que moldam nossa vida estão essencialmente fora do alcance da nossa percepção. Precisamos de outra pessoa que nos revele coisas a nosso respeito que não conseguimos ver. Jesus queria nos mostrar que devemos pedir ajuda para poder crescer. Às vezes a única coisa que atrapalha é acha que pedir é sinal de fraqueza.

Principio Espiritual: Até mesmo aqueles que conseguem o que querem precisam pedir o que necessitam.

Os terapeutas e as lâmpadas

Conheço uma antiga piada que diz: "Quantos terapeutas são necessários para mudar uma lâmpada queimada? Nenhum. Ela precisa querer mudar."

Embora seja preciso que os outros nos ajudem a crescer, também é necessário que tenhamos vontade de fazê-lo. É comum não querermos realmente crescer porque isso significa ter que examinar o que existe dentro de nós, e tememos o que poderíamos ver.

Jesus estabeleceu uma distinção entre as pessoas que estavam interessadas em mudar a própria vida e aquelas que não estavam. Ele disse: "Quem tem ouvidos, ouça." Ele partia do princípio de que todo mundo era capaz de mudar e oferecia às pessoas a oportunidade de crescer baseada exclusivamente na disposição de aceitá-la. O crescimento exige que estejamos prontos para ouvir a nós mesmos e dispostos a lidar com o que encontramos. Jesus ensinou que temos que ter coram para crescer. É preciso querer.

Principio Espiritual: A coragem não é a ausência do medo e sim a fé apesar do medo.

Às vezes não podemos voltar pra casa

Jesus ensinou que depois que se envolvem em um relacionamento com Deus as pessoas nunca mais conseguem olhar para o mundo da mesma maneira. Às vezes o crescimento espiritual significa uma mudança radical na nossa perspectiva e tem consequências nos relacionamentos.

As vezes nossos amigos e nossa família ficam felizes ao nos verem crescer e mudar; as vezes diferentes, temos que seguir em frente, desejando que um dia elas percebam o valor de nossa transformação.

Principio Espiritual: A mudança nem sempre é um hóspede bem-vindo.

Crescimento é trabalho

O processo de crescimento não apaga nossos princípios organizadores. Nós nos lembramos do passado, mesmo que escolhamos nos libertar dele. Pode ser que em determinadas circunstâncias nos sintamos tentados a reagir da maneira antiga. Não podemos transformar imediatamente nossos antigos princípios organizadores em novos, mas podemos aprender a nos apoiar em outros até que os antigos se tornem uma memória distante. Jesus ensinou que o crescimento envolve um árduo trabalho. Precisamos estar preparados para assumir a nossa parte de responsabilidade se quisermos colher a recompensa.

Jesus fala sobre o processo de transformação espiritual como uma tarefa que precisamos abraçar repetidamente todos os dias. Ele convidava as pessoas para "tomarem a cruz" porque sabia que se tratava de um processo trabalhoso. Ele não oferecia às pessoas uma mudança instantânea. A vida melhor era para ele a própria decisão de percorrer o caminho difícil para segui-lo de perto. Esta escolha é o constante crescimento.

Principio Espiritual: As mudanças rápidas são frequentemente temporárias, mas o crescimento lento transforma profundamente.




Texto extraído do livro "Jesus, o maior psicólogo que já existiu", escrito por Mark W. Baker, editora Sextante, 2010.