sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

[47] O Tao de Warren Buffett

“Regra nº 47: Ao procurar alguém para contratar, você procura três qualidades: integridade, inteligência e energia. Mas a mais importante é a integridade, porque sem ela as duas outras qualidades, inteligência e energia, acabarão com você.”
Warren Buffett

Quando você encontra alguém para dirigir sua empresa, está lhe confiando o cofrinho da empresa. Se a pessoa for inteligente e trabalhadora, ganhará muito dinheiro pra você, mas se não for honesta, encontrará um monte de esquemas para se apoderar de todo o seu dinheiro. Portanto, se tiver que contratar pessoas que não sejam honestas, certifique-se de que sejam preguiçosas e burras - assim, tudo o que poderão roubar são os tijolos.

A integridade constitui o ingrediente chave da filosofia de administração de Warren. Quando comprou a Nebraska Furniture Mart da Sra. Blumkin, surpreendeu-a, e ao resto da direção da Mart, por não solicitar uma auditoria de seus livros contábeis. Simplesmente perguntou quanto valia a empresa, ela lhe disse, e no dia seguinte trouxe um cheque de US$ 40 milhões. Quando a Sra. Blumkin o questionou a respeito disso mais tarde, ele respondeu que confiava muito mais nela do que nos seus contadores.

Além disso, o estilo gerencial de Warren sempre foi o de dar a seus gerentes uma tremenda autonomia operacional. Eles são livres para gerir as empresas como se fossem donos. Não seria possível conceder aos gerentes tamanha liberdade se lhe faltasse integridade.

Fonte: “O Tao de Warren Buffett – Como aplicar a sabedoria e os princípios de investimentos do gênio das finanças em sua vida”, editora Sextante, 2007.