sábado, 21 de julho de 2012

[77] O Tao de Warren Buffett

"Regra 77: O fato de que as pessoas possuem ganância, medo ou insensatez é previsível. Quando isso vai se manifestar não é previsível."
Warren Buffett


Warrem sabe que, às vezes, os investidores ficam alucinados por uma ação, e seu preço dispara. Ele também sabe que, outras vezes, as pessoas ficam temerosas demais e depreciam muita uma ação. O que ele não sabe é quando isso ocorrerá – ele só sabe que ocorrerá e, quando acontecer, estará de prontidão para tirar vantagem dos preços baixos que o medo e a insensatez provocam. Evite a ganância e deixe o medo e a insensatez criarem a oportunidade. Essa é a conduta do investidor inteligente.

Um grande exemplo disso foi a compra das ações da Well Fargo por Warren durante uma recessão bancária de 1990. Ninguém queria ações de bancos, porque as pessoas temiam que os prejuízos com empréstimos imobiliários irrecuperáveis deixassem os bancos insolventes. Warrem escolheu aquele que sentiu ter a melhor administração e ser forte o bastante para aguentar a tempestade financeira na época. Investiu cerca de US$ 289 milhões na Wells Fargo, e em oito anos o valor tinha mais do que dobrado.


Fonte: “O Tao de Warren Buffett – Como aplicar a sabedoria e os princípios de investimentos do gênio das finanças em sua vida”, editora Sextante, 2007.