terça-feira, 31 de maio de 2011

[33] O Tao de Warren Buffett


“Regra nº 33: Quando um CEO é encorajado por seus assessores a comprar empresa, ele reage como um adolescente encorajado pelo pai a ter uma vida sexual ativa. Não é o tipo de incentivo de que ele precise”
Warren Buffett

Como disse certa vez Blaise Pascal, um influente matemático e filósofo francês: "Todas as misérias do homem derivam de sua incapacidade de ficar quieto num quarto sozinho". Os CEOs não conseguem ficar quietos; ele estão predispostos a comprar empresas, o que é facilitado por Wall Street e cria a ilusão de que estão fazendo algo pra justificar seus salários incrivelmente altos.

Além disso, geralmente é mais fácil comprar um conjunto novo de problemas do que tentar consertar um conjunto antigo. A solução de Warren para esse apetite voraz de crescer mediante aquisições é só comprar empresas com algum tipo de vantagem competitiva durável. Essas empresas possuem fundamentos econômicos sólidos a seu favor, como mostram seus altos retornos sobre o patrimônio e seus lucros gordos e consistentes.

Os outros gêneros de empresa ele rotulou como do tipo commodity, caracterizadas por baixos retornos sobre o patrimônio e lucros instáveis. Como a maioria das empresas no mundo se enquadra no tipo commodity, é fácil para Warren se manter quieto em seu canto - mas quando aparece uma empresa como uma vantagem competitiva durável, ele salta em cima dela 10 minutos depois de ter detectado o negócio.

Fonte: “O Tao de Warren Buffett – Como aplicar a sabedoria e os princípios de investimentos do gênio das finanças em sua vida”, editora Sextante, 2007.